É tempo de se encher de boas ideias para buscar ventos que nos favoreça!

Falando de negócios, nem sempre nos deparamos com ventos que nos levem com facilidade para onde queremos, não é mesmo?

Ajustar o curso e regular as ansiedades são componentes presentes diariamente na rotina de um empresário que sabe onde quer chegar, e persiste para que os objetivos venham mesmo em meio a ventos contrários.

Um bom planejamento seguido de muita resiliência auxilia o gestor nessa aventura que é liderar uma empresa, pois apenas quem sabe onde quer chegar, saberá regular o curso nesses momentos de dificuldade.

Se você ainda não fez seu planejamento para sair desse momento de forma eficiente, seguem alguns paços de como fazer isso de forma simples e objetiva:

Determine sua missão, visão e valores

  • missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (5 anos, por exemplo);
  • valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.

Estabeleça suas metas de forma inteligente e objetiva

As metas devem ser claras tanto para você quanto para seus colaboradores.

Um ponto também importante é entender que há uma diferença entre os objetivos e as metas. Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.

Analise seus recursos

Liste os principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da sua empresa.

Dê atenção para o seu caixa, de forma que não perca liquidez durante o processo de construção do seu crescimento.

Atenção ao mercado e seus Clientes

Segmente bem os seus clientes a fim de entender seus hábitos de compra, analisando os aspectos:

  • geográficos: cidade, estado, país, etc.;
  • demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
  • psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
  • comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.

Crie formas de medir seus resultados

Após definir um bom plano de ação para alcançar os seus clientes, definindo bem as estratégias de curto e longo prazo, deve-se criar KPIs para monitorar os resultados. Dessa forma, você conseguirá observar se tudo está saindo de acordo com o planejado.

Essa avaliação dos resultados é que vai auxiliar a os ajustes de curso conforme as necessidades de cada momento.

Ao aplicar essas dicas, você terá um planejamento em mãos, o qual por fim tornará possível diferenciar sua empresa da concorrência, garantindo a obtenção de resultados fora da curva.

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1 Resultado

  1. ICaro disse:

    Muito Legal o artigo!

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