Minha equipe vende ou o cliente me compra?

Pode parecer que estamos falando da mesma coisa, mas vamos discutir melhor quais são as diferenças à luz de uma abordagem de gestão de vendas.

Quem nunca se deparou com a situação na qual entramos em uma loja a procura de um produto, e o vendedor se aproxima com a famosa pergunta “em que posso ajudar senhor”?

Geralmente é assim que se inicia a relação, Cliente/Vendedor não é verdade?

Uma das piores maneiras de iniciar uma conversa com um cliente é com uma abordagem errada. As abordagens independentes de serem formais ou informais, pode transmitir uma imagem errada da sua empresa, e com isso, é aconselhável que a sua equipe de vendas saiba muito bem como introduzir o assunto no primeiro contato.

Vamos citar aqui exemplos práticos para facilitar o entendimento.

Quantas vezes você ja saiu de casa disposto a comprar algo e simplesmente não conseguiu? Ja parou pra pensar que nem sempre o que pensamos que precisamos suprirá nossa real necessidade?

Trocando em miúdos, o que queremos provocar é que no momento que saímos de casa para comprar uma roupa por exemplo, geralmente a real necessidade é de que precisamos de um look completo para atender a uma ocasião especifica.

Diante do contexto da pergunta tradicional “posso Ajudar”, parte-se do principio que o cliente sabe do que foi procurar, e que o vendedor se faz presente apenas para caso ele necessite de algum auxilio. Esta pergunta sugere dois tipos de respostas, sendo a primeira “estou apenas dando uma olhadinha” a qual já tira o vendedor a chance de explorar melhor a real necessidade do Cliente, ou o cliente pode explanar com mais detalhe do que ele precisa.

Na verdade o que queremos expor é o real papel do Vendedor, o qual é ser um promotor de soluções para o seu cliente.

Dicas para ser mais eficiente no seu dia-a-dia de Vendas!

  1. Não subestime seu cliente – Todo Cliente Vale a Pena!
  2. Não queira se livrar do seu cliente, trate-o bem e saiba garimpar as suas necessidades
  3. Seja a soluções que seu cliente espera!
  4. Conheça bem o produto que vende
  5. Tenha um bom PIT de vendas
  6. Não faça seu cliente perder tempo!
  7. Fale menos e ouça mais, respire e deixe o cliente expor suas ideias
  8. Adapte sua linguagem para cada cliente
  9. Seja eficiente e saiba o melhor momento para o fechamento

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